Blu-ray de 128 GB está chegando
Se 50 GB de espaço disponível no Blu-ray de camada dupla não são suficientes para você, vem aí uma boa notícia: Blu-ray de 128 GB.
Em uma época onde o 3D está entrando em sua sala de estar e filmes precisam de mais espaço, a Blu-ray Disc Association tomou frente a essa necessidade e está desenvolvendo uma nova especificação, o BDLX, que amplia a capacidade do disco Blu-ray para armazenamento de 128 GB em gravação única e 100 GB em mídias regraváveis.
A má notícia é que a nova mídia reivindicará novos aparelhos para rodar sem imperfeições na imagem. Nem mesmo o PlayStation 3, conhecido por rodar mídias Blu-ray, vai conseguir ser salvo de uma troca para reprodução das novas mídias azuis.
Essa substituição terá de ser feita por conta do aumento de camadas que o Blu-ray vai sofrer: os discos terão até três ou quatro camadas mais profundas, exigindo assim um laser mais poderoso para a leitura.
A novidade ainda está sem data para lançamento e tem foco no mercado empresarial que apresentar necessidade de armazenar grande quantidade de conteúdo. Mas, não fique triste. A novidade chegará também para os consumidores, mas somente onde o Blu-ray anterior foi bem aceito.
Andróid cresce no Mercado de Smartphones
Essa semana os aparelhos Android subiram à quarta colocação no mercado de smartphones norte-americano, segundo estudo divulgado pela ComScore. O primeiro lugar permanece com a RIM, fabricante do BlackBerry, seguida por Apple e Microsoft.
Entre os meses de novembro de 2009 e fevereiro de 2010, as únicas empresas que apresentaram crescimento no mercado de smartphones foram a RIM e o Google. Enquanto a RIM registrou crescimento de 1,3% em relação a novembro, a Apple apresentou queda de 0,1% com o iPhone e a Microsoft caiu 4%. Nos três meses, o Android subiu de 3,8% para 9% na participação no mercado.
Segundo o estudo, há 45,4 milhões de usuários de smartphones, parte dos 234 milhões de assinantes de serviços móveis dos Estados Unidos. A Motorola é a marca preferida dos norte-americanos (22,3%), seguida pela LG (21,7%), Samsung (21,4%), Nokia (8,7%) e RIM (8,2%).
Firefox ganha extensão do Google Translate
Quer fazer pesquisas na web, mas páginas em inglês mostram o quanto o idioma está enferrujado para você? Fique calmo. O Google Translate é uma ótima opção para uma tradução rápida do conteúdo disponível na web.
O problema está, porém, no cansativo processo de copiar a URL ou o texto para a página da ferramenta e, assim, seja possível conseguir a tradução. Mas, esse impecilho está com os dias contados.
O navegador Firefox ganhou um complemento que torna a tradução de textos muito mais fácil e rápida: o gTranslate.
O add-on pode ser baixado na página de add-ons da Mozilla. Após fazer o download da ferramenta, reinicie o navegador. Depois, clique em "Ferramentas", "Add-ons" e selecione "Opções" no gTranslate. Escolha traduzir a linguagem para português e clique em "Ok".
Para utilizar a ferramenta, basta selecionar o texto em inglês e clicar com o botão direito do mouse em "Translate". Clicando na tradução da frase, você é redirecionado à página do Google Translate com a tradução completa.
Alterando a linguagem identificada em "Change Languages", é possível traduzir para o português sites em outras línguas, como o francês.